Make your own free website on Tripod.com

Ação  Divisória

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL

                     FULANO, brasileiro, solteiro, maior, empresário, residente e domiciliado na rua __________________, nesta Cidade, identidade no. __________, do _____, CPF ____________, por seu Advogado (mandato anexo, doc. 01) e na forma do que dispõem os artigos 946 e seguintes do Código de Processo Civil, vem propor a presente AÇÃO DIVISÓRIA contra ___________________ e _______________, brasileiros, solteiros, maiores, empresários, residentes e domiciliados na rua _______________________, nesta Cidade, CPF ____________________e ________________, respectivamente, pelos motivos que se seguem.

1.      Por força de partilha realizada e homologada perante o MM. Juízo de Direito da _a. Vara de Órfãos e Sucessões desta Capital, nos autos do inventário dos bens deixados por __________________ foi atribuída ao requerente e aos requeridos, seus irmãos, a propriedade do imóvel designado por apartamento _____ do edifício situado na rua __________________, nesta Cidade, cabendo, a cada qual, a fração ideal de 1/3 (documentos anexos, 02 a 04).

2.      Tal imóvel, por sua própria natureza, é juridicamente indivisível. Ao mesmo tempo, não interessa ao requerente a manutenção daquele condomínio, na medida em que não mantém, com seus irmãos, relacionamento afável e amistoso - o que já gerou inclusive um sério conflito, pois ambos não aceitaram a proposta do requerente no sentido de se colocar o bem à venda, dividindo-se entre os três o valor arrecadado.

3.      À falta de opção, portanto, requer seja determinada a citação dos requeridos para que, no prazo e sob as penas da Lei, apresentem a defesa que tiverem, prosseguindo-se no feito na forma preconizada pelos artigos 954 e seguintes do Código de Processo Civil, determinada, afinal, dada a indivisibilidade do bem, a venda respectiva em hasta pública e pelo maior lanço.

4.      Protestando pela produção das provas admitidas em direito, mormente o depoimento pessoal dos requeridos e a oitiva de testemunhas, dá à presente o valor de R$ _________________.

5.      O subscritor desta mantém escritório na rua ______________, nesta Cidade, para onde deverão ser encaminhados eventuais atos de comunicação oriundos deste MM. Juízo.

6.      Pede Deferimento.

7.       Local e data

8.      Nome e oab